Você e seu caminhão

Tags

Pneus - Hora de trocar

Manual do proprietário

Motor - Conta giros

Manual online

Transportar 24 horas por dia e sete dias por semana a riqueza que o país produz exige toda a força do seu caminhão. Retribua essa parceria com alguns cuidados:

Transportando carga viva

Animais podem se mover dentro da carreta aumentando a chance do veículo tombar. Utilize sempre divisórias falsas quando a carga não estiver completa. Sempre tenha muita cautela nas curvas, pois os animais se inclinam.

Transportando carne pendurada

Carne suspensa em caminhão refrigerado pode ser instável e jogar o caminhão para os lados. A atenção deve ser redobrada em rampas e curvas.

Evitando capotamento nas curvas

Diminua a velocidade com prudência, entre na curva com pelo menos 15 a 20km a menos do que indicado nas placas, pois a velocidade das placas é para veículos pequenos.

Pneus

Quando o “desenho do pneu” estiver perto do desgaste do limite de segurança, que é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado "careca" e aí é hora de trocá-lo.

Motor | Conta-giros

Na faixa verde do conta-giros é onde está o maior torque e o menor consumo do motor. Rodando nela, o caminhão é mais econômico, tem maior vida útil e polui menos.

Manual | Leia o manual

Leia o Manual do Proprietário para conhecer a localização dos componentes do veículo, assim você mesmo poderá realizar alguns procedimentos de manutenção. As orientações dos fabricantes ajudam a entender a intervenção preventiva realizada pelas mecânicas e apontam os produtos mais adequados para o seu carro, o que evita desperdício.

Manual | Versão online

Quem não tem o manual pode encontrar a versão on-line no site do fabricante ou adquiri-lo em uma concessionária.

Fontes: sites ANIP, ANFAVEA.